terça-feira, 2 de novembro de 2010

Módulo 4 Currículos, Projetos e Tecnologias.

                  4.2 - Conceito de currículo

Podemos dizer, em termos genéricos, que um currículo é um plano pedagógico e institucional para orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemática. Mas, é importante observar que esta ampla definição pode adotar variados matizes e as mais variadas formas de acordo
com as diferentes concepções de aprendizagem que orientam o currículo.
Na atualidade com o desenvolvimento tecnológico e o processo de globalização por meio das inovações tecnológicas e sua utilização no processo de ensino- aprendizagens têm permitido diferentes possibilidades de interações entre os homens. Por meio dessas interações, é possível a construção de saber partilhado e a busca de inovações pedagógicas. Nesse cenário surge uma nova concepção de professor, o de criador de ambientes virtuais de aprendizagem, espaços virtuais que possibilitam a construção de aprendizagem. Dessa forma as novas tecnologias pode ser um instrumento poderoso e versátil na área da educação. Se usado com inteligência e competência, pode se tornar um excelente recurso pedagógico a disposição do professor em sala de aula.

PLANO DE AULA

Instituição: Escola Estadual de 1° e 2° Grau Deputado Salim Nadaf.
Professora: Alzira de Almeida Ferreira
Alunos do 3° do 1° ciclo

DIA: 20/ 10/2010.

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

DURAÇÃO: 45 minutos

CONTEÚDO: - Leitura de imagem; oralidade; escrita de frases.

OBJETIVOS: Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de idéias;
Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita; Fazer com que os estudantes observem outras características de texto;

PROCEDIMENTOS: Acomodar os alunos para que eles fiquem nas carteiras em semicírculo; apresentar a atividade que será trabalhada, distribuir os cartazes para cada um dos discentes e pedir para que eles observem a imagem por alguns instantes; em seguida instigá-los a falarem sobre o que compreenderam. 
Depois que um a um falar a professora pedirá para que eles escrevam uma frase no caderno.        

RECURSOS DIDÁTICOS: cartazes com vários tipos de imagens; giz; apagador, caneta, pincéis atômicos, régua, pesquisa na internet, vídeos, máquina fotográfica.

AVALIAÇÃO:
Observar se houve concentração, integração diante das atividades de leitura, oralidade e escrita e também se conseguiram atingir a comunicação oral, a exposição de idéias, formar frases e identificar a característica do texto.


PLANO DE AULA

ESCOLA ESTADUAL DE 1° E 2° GRAU DEPUTADO SALIM NADAF
PROFESSORA: ALZIRA DE ALMEIDA FERREIRA
TURMA: 3° ANO DO 1° CICLO
DIA: 25/10/2010.

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

DURAÇÃO: 1 hora

CONTEÚDOS:
§  Leitura do texto “O Patinho Feio”; - produção de texto, - interpretação de texto na oralidade e escrita, - análise e reflexão da língua: sílaba e ponto final.

OBJETIVO: Interessar-se pela leitura de história, escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pela professora, escrever palavras e textos ainda que de forma não convencional, refletir sobre o uso da língua, com o objetivo de melhorar as próprias produções, saber distinguir e compreender o que diz diferentes gêneros de texto (fábula).

PROCEDIMENTOS:
1ª etapa
§  Preparação para a leitura do texto “O Patinho Feio” de Hans Christian Andersen.
§  A orientar os alunos quanto à leitura, do texto apresentado, sobre a capa, o gênero textual, autor, título;
§  Realizar a leitura do texto;
§  Fazer as perguntas orais sobre a história;
§  Conversar com os alunos sobre a moral da história, que é o respeito às diferenças. (Tema Transversal - Ética).
2ª etapa
§  Interpretação do texto na oralidade e escrita;
§  Fazer perguntas orais sobre a história;
§  Entregar para as crianças folhas mimeografadas com atividades de escrita a respeito da história.
3ª etapa
§  Atividades lingüísticas
§  Será entregue aos alunos recorte de pequenos papeis com pauta para que eles produzam um texto dando ênfase na separação silábica e ponto final.
RECURSOS: Cartaz, livro de história, xerox das atividades escritas, papéis com pauta recortado, giz, borracha, lápis preto e apontador, pesquisa na internet, máquina fotográfica, vídeos.

 AVALIAÇÃO:
§  A avaliação será por meio da participação, de interpretação e de produção de cada aluno: como agem, interagem diante das atividades propostas. Também será avaliado se o aluno está lançando mão de seus conhecimentos para resolver as atividades propostas com maior segurança e rapidez.
§  Se expressa com linguagem audível e compreensível;
§  Se produz texto com correção gramatical: pontuação e separação silábica.

4.3 Mensagem Final
O curso da Tic só vem contribuir com o meu processo de aprendizagem, conscientemente sei que no começo não foi fácil para mim, pois, encontrei dificuldades para postar no fórum e em algumas atividades, porém com ajuda da professora Sirlei e ajuda dos colegas as dificuldades foram superadas. Sei que estamos na era das tecnologias por isso, estou ciente que não posso ficar alheia, a essa tecnologia que está presente no cotidiano de aluno de qualquer idade, adulto ou criança de qualquer classe social. Neste momento gostaria de parabenizar Sirlei de ter propiciado a minha formação, e dizer muito obrigada por ser essa pessoa maravilhosa, e amiga...  
Beijos a todos os colegas de curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário