segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Módulo 1 Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

PERFIL DE PROFESSSOR APRENDIZ.
 Quem sou eu como professor aprendiz, em minha opinião procuro está sempre me aperfeiçoando, pois  diante das tecnologia  atuais que  exigem dos profissionais  da educação  uma nova postura ou seja que o mesmo use metodologias  que despertem o interesse dos  alunos
Como professora articuladora, busco desenvolver métodos que despertem o interesses de cada estudante. A leitura de vários gêneros textuais tem despertados – os, em sala de aula leio bastantes historias infantis.  As histórias são  fonte para  da literatura infantil como um importante instrumento na formação de crianças, ampliando sua consciência de mundo. Deixando de ser vista como um brinquedo ou apenas um meio para entreter a criança, a literatura contemporânea ganha visibilidade e estabelece uma relação do leitor com o livro: estimula a criatividade, permite a descoberta de novos valores e contribui para as transformações sociais.  Quanto o novo sistema procura saber quem tem acesso ao computador infelizmente dois alunos têm acesso, a tecnologia, pois seu que o uso do mesmo mobiliza competências sociais e cognitivas, estabelecendo relações sociais mais interativas e cooperativas que evidenciam questões importantes para a educação. Por isso a minha pratica em sala de aula e desenvolver despertar o interesse dos alunos de forma prazerosa. Procuro sim ouvi-los por que o trabalho do professor precisa ser desenvolvido de forma flexível, para propiciar a contribuição dos alunos, uma vez que antes de iniciarmos qualquer atividade, falamos sobre o assunto, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade.
Contudo, seu que não sou detentora do conhecimento por isso sempre faço, mudança na minha forma de ensinar e não tenho receio do novo, portanto vejo que ser professor é realizar funções de tornar-se vivo na mediação da docência em sala de aula, onde uma turma de alunos e uma equipe de professores fazem-se sujeitos /atores de seu ensinar e de seu aprender.



ATIVIDADE 1.2 - EDUCAÇA E TECNOLOGIA


 Amei a entrevista do professor Ladislau Dowbor - Educação e tecnologia - Maio 2004, principalmente   o trecho que fala “escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento, que hoje se multiplica como a televisão e a internet."  No entanto, sei que  podemos ajudar os nossos alunos a reter as novidades, a organizar os seus pensamentos e conhecimentos, em como pesquisar as informações necessárias. Contudo, é de suma importância que o professor tenha   a metodologia do estudo e o principal objetivo,  só assim os nossos alunos saberão solucionar as informações significativas, pois elas estão cheia de informações úteis e inúteis e como dizia Montem.  “A cabeça não tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita”. Existem muitas informações nos só temos que ajudá-los a organizar estes conhecimentos

ATIVIDADE 1.3 - TECNOLOGIAS EXISTENTES NAS ESCOLAS
Infelizmente onde estou trabalhando na Escola Salin Nadaf dispõe apenas  de três computadores, pois, os outros computadores foram roubados; um computador fica na sala do diretor e outros dois ficam na secretaria da escola que são utilizados pelas secretarias e também possui duas impressoras, máquina fotográfica, caixa de som amplificada, microfone, data show, micro-system, DVD, televisão, fotocopiadora, retroprojetor e um not book.


ATIVIDADE 1.5 - PROJETOS EM SALA DE AULA

Gostaria de compartilhar uma experiência com projeto que vem dando certo na sala de aula de articulação na Escola Salim Nadaf, cujo objetivo é de ajudar os eduncandos do 2º ano ao 6º que se encontra com dificuldades na aprendizagem, leitura e escrita. Sabemos que a finalidade da leitura é de formar leitores competentes, ou seja, compreender o que lê e também de formar escritores, pois, através dessa interação o aprendiz terá a possibilidade de produzir textos com sucesso, e conseqüentemente a pratica de leitura, e ao mesmo tempo é um espaço de construção da intertextualidade.
Por isso é importante que o professor proponha situações de aprendizagem significativas de leitura, atividades reflexivas, para que favoreça a evolução dos alunos e também para solucionar problemas apresentadas pelos textos, incentiva - los e ajuda - los na leitura, e fazer uso de textos que circulam socialmente, e exercer o papel de leitor modelo para seus alunos.
 Além disso, trabalhar com leitura de diversos gêneros textuais com as quais os alunos se entusiasmam, uma vez que essa prática tem o objetivo tanto de levantar a auto-estima, como de provocar reflexões.
 

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