segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Módulo 2 Internet, Hipertexto e Hipermídia

ATIVIDADE 2.1 - HIPERTEXTO - Coisas importantes e significativas.

Hipertexto é uma rede composta de páginas que são ligadas entre si através de referências, que possibilitam a partir de uma determinada página fazer a chamada a outras páginas por intermédio de referências eletrônicas. Nesse sentido o hipertexto é uma forma de acessar informações de forma não linear, ou seja, o usuário pode navegar através dos conteúdos que está todo ligado por meio de links.
Nesta atividade 2.2  ler e comentar as publicações dos colegas referentes ao tema “Impressões sobre experiências de navegação”. (atividade 2.1).
Gostei muito de ter lido as publicações dos colegas da TICs. O trabalho com hipertextos além de enriquecer de forma atrativa o processo de leitura e escrita aprimora a produção textual, pois nos proporciona envolvimento e interatividade através da navegação a partir dos links dispostos no hipertexto nos torna co-autores do que lemos.
Quanto às pesquisas dos demais colegas a respeito à interação “hipertexto” só veio esclarecer melhor o assunto...
ATIVIDADE 2.3 -Ola, meu blog é http://educacaotictic.blogspot.com/

ATIVIDADE 2.4 - WIKIPEDIA

2.5 - CRIAÇÃO DE POSTER

Módulo 1 Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

PERFIL DE PROFESSSOR APRENDIZ.
 Quem sou eu como professor aprendiz, em minha opinião procuro está sempre me aperfeiçoando, pois  diante das tecnologia  atuais que  exigem dos profissionais  da educação  uma nova postura ou seja que o mesmo use metodologias  que despertem o interesse dos  alunos
Como professora articuladora, busco desenvolver métodos que despertem o interesses de cada estudante. A leitura de vários gêneros textuais tem despertados – os, em sala de aula leio bastantes historias infantis.  As histórias são  fonte para  da literatura infantil como um importante instrumento na formação de crianças, ampliando sua consciência de mundo. Deixando de ser vista como um brinquedo ou apenas um meio para entreter a criança, a literatura contemporânea ganha visibilidade e estabelece uma relação do leitor com o livro: estimula a criatividade, permite a descoberta de novos valores e contribui para as transformações sociais.  Quanto o novo sistema procura saber quem tem acesso ao computador infelizmente dois alunos têm acesso, a tecnologia, pois seu que o uso do mesmo mobiliza competências sociais e cognitivas, estabelecendo relações sociais mais interativas e cooperativas que evidenciam questões importantes para a educação. Por isso a minha pratica em sala de aula e desenvolver despertar o interesse dos alunos de forma prazerosa. Procuro sim ouvi-los por que o trabalho do professor precisa ser desenvolvido de forma flexível, para propiciar a contribuição dos alunos, uma vez que antes de iniciarmos qualquer atividade, falamos sobre o assunto, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade.
Contudo, seu que não sou detentora do conhecimento por isso sempre faço, mudança na minha forma de ensinar e não tenho receio do novo, portanto vejo que ser professor é realizar funções de tornar-se vivo na mediação da docência em sala de aula, onde uma turma de alunos e uma equipe de professores fazem-se sujeitos /atores de seu ensinar e de seu aprender.



ATIVIDADE 1.2 - EDUCAÇA E TECNOLOGIA


 Amei a entrevista do professor Ladislau Dowbor - Educação e tecnologia - Maio 2004, principalmente   o trecho que fala “escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento, que hoje se multiplica como a televisão e a internet."  No entanto, sei que  podemos ajudar os nossos alunos a reter as novidades, a organizar os seus pensamentos e conhecimentos, em como pesquisar as informações necessárias. Contudo, é de suma importância que o professor tenha   a metodologia do estudo e o principal objetivo,  só assim os nossos alunos saberão solucionar as informações significativas, pois elas estão cheia de informações úteis e inúteis e como dizia Montem.  “A cabeça não tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita”. Existem muitas informações nos só temos que ajudá-los a organizar estes conhecimentos

ATIVIDADE 1.3 - TECNOLOGIAS EXISTENTES NAS ESCOLAS
Infelizmente onde estou trabalhando na Escola Salin Nadaf dispõe apenas  de três computadores, pois, os outros computadores foram roubados; um computador fica na sala do diretor e outros dois ficam na secretaria da escola que são utilizados pelas secretarias e também possui duas impressoras, máquina fotográfica, caixa de som amplificada, microfone, data show, micro-system, DVD, televisão, fotocopiadora, retroprojetor e um not book.


ATIVIDADE 1.5 - PROJETOS EM SALA DE AULA

Gostaria de compartilhar uma experiência com projeto que vem dando certo na sala de aula de articulação na Escola Salim Nadaf, cujo objetivo é de ajudar os eduncandos do 2º ano ao 6º que se encontra com dificuldades na aprendizagem, leitura e escrita. Sabemos que a finalidade da leitura é de formar leitores competentes, ou seja, compreender o que lê e também de formar escritores, pois, através dessa interação o aprendiz terá a possibilidade de produzir textos com sucesso, e conseqüentemente a pratica de leitura, e ao mesmo tempo é um espaço de construção da intertextualidade.
Por isso é importante que o professor proponha situações de aprendizagem significativas de leitura, atividades reflexivas, para que favoreça a evolução dos alunos e também para solucionar problemas apresentadas pelos textos, incentiva - los e ajuda - los na leitura, e fazer uso de textos que circulam socialmente, e exercer o papel de leitor modelo para seus alunos.
 Além disso, trabalhar com leitura de diversos gêneros textuais com as quais os alunos se entusiasmam, uma vez que essa prática tem o objetivo tanto de levantar a auto-estima, como de provocar reflexões.
 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Desenvolvimento do projeto Folclore.



No decorrer do projeto Folclore os alunos fizeram produções de textos individuais e coletivo. Pensando na potencialidade da criança é que decidimos utilizar  dinâmicas para que a aprendizagem fluísse de maneira agradável e prazerosa. Por isso elaboramos vários exercícios, foram  também realizadas a literatura  de histórias variadas, que despertou  o interesse das crianças, eles ficaram curiosos  para saber sobre o folclore Cuiabano e contei aos alunos a história dos Homens do saco que é assim: são homens que andam pelas ruas e estradas com um saco grande pendurado nas costas. Botam as crianças mal comportadas lá dentro e as levam embora.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A apresentação da cantiga O Cravo e a Rosa

 O Cravo brigou com a Rosa

 O cravo  brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
E a rosa, despedaçada.

O cravo ficou doente,
E a rosa foi visitar.
O cravo teve um desmaio 
E a rosa pôs-se a chorar.

O cravo e a rosa no dia 27/ 08/ 10/ O grande dia da nossa culminância

Olha   só como o cravo está diante da rosa depois da nossa belissíma apresentação.. 

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Lenda " O Negrinho do Pastoreio "

Foi no tempo da escravidão. Os escravos sofriam muito pelos castigos que lhe eram aplicados. Foi nessa época de dor para a raça negra que um pequeno escravo, menino de quatorze anos, tornou-se o herói desta lenda simples, que criou um gênio e imaginou um santo! Muitos camponeses gaúchos crêem no Negrinho do Pastoreio, acham possível que alguém o tenha visto subir ao céu, apoiado numa nuvem luminosa, tendo ao seu lado a Virgem a sorri-lhe...

Pelas estradas rio-grandenses, não é raro verem-se velas acesas, sobre mourões dos currais. Estando a vela acesa, o Negrinho saberá que o gaúcho está aflito e irá à busca da ovelha tresmalhada. Diz o povo que o Negrinho vive nos campos e restingas, nos rios e nas estâncias, entre rebanhos, andando por toda parte a procura dos animais doentes e perdidos...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Projeto Folclore

Elaborei um projeto que foi desenvolvido com alunos do 3° ano do ensino fundamental na Escola Estadual Deputado Salim Nadaf. Trabalhamos vários textos informativos, atividades de pintura, atividades orais, produções textuais, etc.
Folclore cada pais, cada povo, cada região tem seu folclore, seus costumes. Cada povo adapta o seu modo de vestir, sua região, aos costumes de seu grupo. As histórias, lendas, danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular. O folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, adivinhas, brinquedos, brincadeiras, provérbios, e ditos populares, artesanatos, danças, frases de para-choques de caminhões, trava- línguas, comidas, remédios caseiros e outros.
Cultura popular são as manifestações dos costumes, crenças e atividades artísticas produzidas pelo povo, livre de imposições e passado de geração a geração.
  O Negrinho do Pastoreio